Festival Gastronômico deve reunir 18 mil pessoas em Alta Floresta

Kaua´i Restaurante estará presente no Festival Gastronômico

A gastronomia possibilita experiências culinárias únicas e proporciona momentos inesquecíveis, fazendo do bem comer um dos maiores prazeres da vida. Ela também propicia que as refeições sejam diferentes, mais elaboradas, com apresentações que chamem a atenção e abusem das cores, formas e aromas aumentando o desafio dos chefs e cozinheiros para harmonizar beleza e sabor. Cozinhar é uma das mais antigas atividades humanas, bem como o ofício de cozinheiro, pois a comida sempre foi um importante elemento nas relações sociais.

Em Alta Floresta, a gastronomia está em ascensão, por isso, a Associação dos Empresários de Gastronomia de Alta Floresta (AEGAF), promove, neste final de semana, a sexta edição do festival Sabores da Floresta que busca promover a cultura gastronômica local, valorizando os produtos nativos da Floresta Amazônica, dos rios e da agricultura da região.

O evento, que ocorre na Praça do Avião, nasceu da conscientização e mobilização de empresários e gestores de restaurantes, hotéis, docerias, entre outros, durante a implantação do programa de fomento ao turismo, em 2012. Em paralelo ao festival será realizada a 1ª Feira do Turismo da Amazônia Mato-grossense, que tem como objetivo divulgar os pontos turísticos do município, atraindo mais pessoas para desenvolver atividades como a observação de pássaros, pesca esportiva e turismo rural.

Foto: Associação da Gastronomia de Alta Floresta

O Kaua´i Restaurante, que está localizado no Hamoa Resort Residencial, estará servindo o Pintado Kaua´i (Filé de pitando, banana da terra, geleia de pimenta, calda de maracujá e farofa de pão australiano). O prato foi elaborado, pelo Chef Ray Garcia, especialmente para o festival.

Segundo o gestor Gabriel Oliveira, o evento é uma oportunidade para os moradores do município e da região conhecerem e experimentarem pratos diferentes da gastronomia, que geralmente são vendidos a preços mais elevados, e neste final de semana custarão até R$ 20 reais. Além de ser um bom momento para empresários e gestores se relacionarem trocando pratos e experiências.

O festival gastronômico movimenta a cidade e estão sendo esperadas 18 mil pessoas nos três dias de evento, o dobro do ano passado que foi de 9 mil visitantes. Cinco caravanas de cidades vizinhas são esperadas para apreciar os pratos elaborados por 20 estabelecimentos.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontam que o setor de gastronomia gera cerca de seis milhões de empregos diretos no país em mais de 1 milhão de estabelecimentos. Outro dado expressivo é em relação ao primeiro emprego, pois é uma grande porta para o mercado de trabalho, responsável por 27% dos primeiros empregos dos brasileiros.

A matéria também foi publicada no site Notícia Exata.

(Visited 185 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *